quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Primeira conversa com os profissionais da escola


Hoje tive reunião na escola com a psicóloga, a fono, e a professora do meu filho, de 1 ano e 10 meses. O objetivo era me dar dicas de como estimular a fala dele, e me perguntaram como era nossa rotina, essas coisas. Papo vai, papo vem, eu digo que ele mama LM em LD. Então a psicóloga e a fono começaram um longo discurso, me dizendo que nessa idade o leite materno não tem mais tanto valor nutricional pra ele e que é mais uma questão de vício. Me aconselharam a tirar algumas mamadas do dia, e que eu me avaliasse emocionalmente pra saber porque que eu ainda dou tanto valor a isso (?). Eu só dizia "aham...". E a psicóloga continuou: "quando você dá de mamar pra uma criança dessa idade, a mensagem que você passa pra ele é de que ele é um bebê. E bebês não falam, bebês não comem sozinhos... então, com isso, você está prejudicando a independência e a autonomia dele."
Eu, que até então nem pensava em desmame, sempre pensei nele em algo natural e achava que estava fazendo do bom e do melhor pro meu filho, saí de lá cheia de minhocas na cabeça. Cheguei em casa e mandei e-mail pro pediatra (lindo e maravilhoso) do meu filho, explicando tudo. Ele pergunta se lá tem nutricionista, e diz que o pessoal de lá está precisando de informação de qualidade, pois nessa idade, o melhor leite que existe pro meu filho ainda é o materno. Ufa, coração de mãe respirou aliviado. Ele me mandou dois arquivos explicando direitinho todo o valor nutricional do LM ainda nessa idade, e sobre desmame precoce, e sobre como a amamentação influencia na autoconfiança dos nossos filhos, enfim. Como é bom ser acompanhada por um profissional que pensa as mesmas coisas que eu! Só lamento que as profissionais da escola do meu filho estejam distribuindo por aí informações como essas... e fiquei pensando, com que autoridade a psicóloga vem me falar do valor nutricional de alguma coisa?
Vocês acham que eu devo conversar com a nutricionista de lá pra ela dar uns toques no resto da equipe ou deixo quieto? E se me perguntarem daqui a um tempo, eu minto dizendo que já desmamei e pronto, ninguém tem nada com a minha vida.

Um comentário:

  1. Eu acho que você poderia ficar calada, pois gente de mente pequena é difícil de entender as coisas e só quando perguntarem você fala que ainda amamenta, que absurdo comentar que leite materno faz mal para criança.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir