sábado, 20 de julho de 2013

Novidades dos últimos meses!

Depois de um boom tempinho, vim aqui hoje atualizar o blog do senhor Victor Huguinho!
Vou falar sobre como anda o desenvolvimento dele... eu vou começar a demorar mais pra fazer esse tipo de post, mas é simplesmente porque agora nós só vamos ao pediatra de 3 em 3 meses, e gosto de vir contar como ele está atualizando o peso e a medida também.
Mas vamos lá!
Antes de tudo, vou dizer que o Victor Hugo é uma criança beem ativa, esperta, e bem observadora... fora isso, ele é meio esquentadinho. Tipo assim, ele é muito bonzinho, fácil de cuidar, sorridente, um doce, mas se por acaso ele vai tentar brincar com um brinquedo novo e não consegue, ele fica p***, e atira o brinquedo longe. Experimente não deixar ele subir as escadas da casa do papai, coisa que ele adora, que ele esperneia e bate pé, se joga pra trás e tudo. Mas não obtém sucesso, porque a gente não vai dar trela pra isso, né. Daí ele logo para.

Mas vamos lá!
Fomos ao pediatra quinta feira passada, dia 18 de julho. Ele estava com 1 ano, 3 meses e 8 dias.
Um lindo, né?! Isso eu nem preciso dizer...
Pesando 11,520g e medindo 79cm. A altura está bem na média, mas o peso está um pouquinho acima. Mais uma vez, nada que faça a gente se preocupar, afinal, é como o próprio doutor Almir disse, bebês dessa idade ainda tem essa forma assim, humm, rechonchuda!
Serve só pra ficar de alerta pra gente continuar sempre cuidando da alimentação dele, evitar porcarias ao máximo como sempre fizemos, pois mesmo comendo tudo bem direitinho, ele tem uma predisposição natural a ser mais cheinho. Assim como a mamãe e o papai dele...
Notícia boa da consulta: graças a Deus e ao uso diário da Postec, ele está curadinho da fimose! Agora é só fazer uns exerciciozinhos na hora do banho mesmo, porque também se não fizer, fecha de novo. Mas fiquei bem feliz!


Quanto às vacinas, a última que ele tomou, assim que fez 1a3m, foi a Meningo C, e agora o doutor disse que podemos/devemos dar a qualquer momento a de Catapora e a de Hepatite A. Ele disse que mês que vem vai estar disponível na rede pública a de Catapora, então vamos aguardar, rezando pra que ele não pegue catapora até lá! deusolivre. A de Hepatite A só tem na clínica, e até o fim do ano a gente dá um jeitinho de pagar e dar essa vacina pra ele.
Ele está bem falante, o doutor adorou! Além de suas famosas enroladas: "tik tik toi toi, bllrr", ele agora fala 'mã! mã!' quando quer mamar, e quando quer colinho da mamãe, ele só vem nas minhas pernas, com os bracinhos pra cima e diz beeem manhoso: "mãiinn..." um fofo!
Agora perguntamos pra ele: "Victor Hugo, quer água?". Se ele quiser, ele responde: "ábua".
Quando pedimos pra dar tchau, além de fazer com a mãozinha, diz "taaau...", e logo em seguida manda um monte de beijo, tá um beijoqueiro!
De vez em quando ensaia dizer um "vovó", quando vê a bola às vezes diz "gol", mas não é sempre.
É legal ver como ele agora faz associações de palavras com objetos. Um dia ele terminou de jantar e ficou brincando com o prato, levou o prato lá longe, e depois saiu de perto, foi brincar com outra coisa. Daí uma hora eu pedi: "dá o pratinho pra mamãe, filho". Ele entendeu, gente! Fiquei toda boba... foi lá, pegou e me devolveu.
Isso, aliás, é uma coisa que ele faz com certeza, sem falhar: se ele pega alguma coisa que não deve, ou então põe na boca algo que eu não sei o que é, é só eu pedir "dá pra mamãe, filho, dá.", que ele me entrega na hora, na hora mesmo. É engraçado, porque um "não faz isso, filho", ou "sai daí, filho", ele não entende, ou se entende se faz de sonso, mas o "dá pra mamãe, filho", ele sempre obedece. Morro de amores.
Ele continua um amante de desenhos animados e vídeos de músicas, sejam infantis ou não. TV é com ele mesmo... isso me preocupa um pouco, não quero que ele fique um viciado, que só saiba ficar na frente da TV, mas já vi que não é assim, ele simplesmente é uma criança que curte assistir TV, e prontoacabou. O que eu quero dizer, é que se eu deixar desligada, o mundo não se acaba, sabe, ele fica normal. Mas pelo menos o rádio tem que estar ligado, se não a casa fica muito silenciosa e acho que é disso que ele não gosta.

Tia Marlla que tirou essa foto, no dia em que o Saulinho veio brincar com o VH!

Falando em rádio... ele agora dança que é uma beleza! E tem um detalhe, se a música estiver baixa, ele não dança... lá na casa do papai dele tem um rádio que ele sabe aumentar o volume sozinho, fica na ponta dos pés e aumenta. Daí começa a dançar olhando pra gente com uma cara... de sem vergonha! Não tem quem aguente a fofura da criatura... é aquela dancinha fofa de neném, se agachando, e essa semana ele começou a agachar até o chão, bem empolgado mesmo, e minha mãe brinca dizendo que parece uma galinha pondo ovo... implica com eu não, vó!


Lindão da mãe!

Outra coisa que tá rolando é o nascimento de uns três dentes de uma vez! Ele tem 8 dentes, e tem esses três por nascer que estão deixando a gengiva dele bem inchada e deve estar incomodando pra caramba, porque ele passou a morder tudo que vê pela frente... meus dedos que o digam! Às vezes incomoda muito, ele não quer parar de morder você, e morde forte... eu não vou brincar feio com ele, sei que é porque ele sente necessidade, deve tá com muita agonia na gengiva, coitado. Mas digo que não é certo, quando dói muito, eu reclamo alto e sei que ele sabe que aquilo é errado. Daí entrego um brinquedo que ele possa morder, e ele se satisfaz um pouco. Ele nunca sentiu nada com nascimento de dentes, mas esses tão enchendo o saco dele... até pra escovar os dentes, coisa que ele adorava, agora ele chora/reclama.
Quanto à alimentação, depois que ele fez 1 aninho ele teve uma queda de apetite drástica. Mas isso é bem comum, e costuma acontecer logo após o primeiro ano. É por conta da desaceleração do crescimento deles. Mas depois de uns 2 meses foi voltando ao normal. Eu só não estou tão restritiva como era no começo da IA (introdução alimentar) dele, mas continuo evitando MUITA coisa que não presta pra nada, e que durante anos e anos os bebês comeram, porque as mães achavam que fazia bem. E até hoje acham. Um exemplo é o Mucilon, a Geléia de Mocotó e o famoso Danoninho! Essas coisas o VH nunca comeu e nem pretendo dar tão cedo, assim como refrigerante, salgadinho, bolacha recheada, porqueirinhas no geral!
Vou contar como é a rotina dele:
De manhã ele acorda e vai direto comer a banana dele, ele ama. Depois belisca um queijinho, e mais tarde come outra fruta. Daí brinca, brinca, vê TV, faz cocô, mexe nas coisas da casa, enfim. Quando ele vai almoçar, o almoço tem que ter feijão, se não é uma guerra pra ele comer pelo menos meio prato. Colocou feijão? Ele come bem. Principalmente se for feijão preto, que ele ama. Na hora do almoço ele come basicamente o que o resto da casa come, comidinha de panela mesmo.
Aí toma um bainho, mama um peitinho, e dorme um booom soninho. Quando acorda, peito de novo. Depois, ou ele come uma torrada, ou um biscoito integral, ou um pãozinho com um pouco de requeijão.
Mais tarde, pelas 17:00, ele come outra fruta. Depois, por umas 19:30, ele janta. Continuo oferecendo sopa pra ele jantar, pois acho mais leve, e ele tem problemas de gases durante a madrugada.
Eu amasso a sopa dele, mas dependendo do que ela é feita, eu dou os legumes em pedacinhos mesmo. Ele ama sopa de ervilha, inhame, cenoura e carne. Mas sempre vario nos ingredientes.
Depois, umas 20:30 pinta o sono. Tomamos banho, eu e ele, damos boa noite pros meus pais, e faço a mamadeira dele, de Aptamil 3. Quando ele ingere fibras durante o dia, faço o leite puro mesmo, mas quando ele não comeu nada com muita fibra, gosto de colocar uma colherinha de aveia na mamadeira dele. Tenho que fazer isso, pois como ele ama banana e come todo dia, religiosamente, e banana prende o intestino, se eu não der fibras de alguma forma todo dia também, ele fica bem ressecado. Lá pelas 21:30, normalmente, ele está dormindo feito um anjinho... Mas, sim, ainda acorda de madrugada pra mamar umas 2 ou 3 vezes, e quando ele acorda da primeira vez, já tiro do berço e levo pra minha cama. Ah, levo sim!
Coisa boa é dormir sentindo o cheiro do pequeno...
Bom, minha gente, é isso. O post ficou gigantesco, mas ele será feito de 3 em 3 meses, então acho que sempre vai ficar enorme!
Um beijo pra vocês...

E pra você, meu príncipe!

2 comentários:

  1. Nossa quanta coisa sobre Victor, só tenho algumas coisas a dizer que ele está lindo,super esperto e que ele continue trazendo muita felicidade para seu lar.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir